RSS

Celulite e Estrias

= celulite1

a

Truques Para a Celulite e Estrias

a

CELULITE

A celulite é uma deficiente eliminação de resíduos, toxinas, gordura e líquidos. Os focos de infecção que se formam tomam a forma de nódulos.

PREVINA-SE!

- Mexa-se ao máximo! Não faz a celulite desaparecer, mas o exercício ajuda a que ela não se forme. Tente fugir do elevador e suba as escadas a pé; vá a pé para o trabalho; procure sair do metro ou do autocarro algumas paragens antes…

- O ideal é combinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos, mas não se esqueça que a repetição da actividade a intervalos pequenos (3-4 vezes/semana) é muito importante.

- A recuperação da forma corporal e correcção da celulite também dependem de tratamentos estéticos clínicos como a Intradermoterapia (antigamente chamada mesoterapia), a drenagem linfática, a endermologia, a mioestimulação (corrente russa), ultrassom/ Ionoforese e a lipoaspiração. A escolha das técnicas a serem usadas varia conforme cada caso.

- Se tiver um cão, vá com ele passear.

- Não fume.

- Opte pelo peixe feito de forma natural ( cozido ou assado), as carnes brancas, fruta, verdura, legumes.

- Não abuse do leite, dos iogurtes, do queijo.

- Deixe de molhar o pão no molho.

- Os frutos secos podem ser muito calóricos, mas são óptimos para eliminar este inimigo.

- Elimine os enchidos, as carnes gordas, os doces, os picantes, as gorduras, todo o tipo de excitantes e o álcool.

- Reduza o sal.

- Beba cerca de dois litros de água por dia.

- Ao acordar beba um sumo de limão diluído em água morna. É o melhor desintoxicante natural.

- Evite as roupas muito justas que dificultam a circulação.

- Enquanto toma a seu banho alterne a água quente com água fria e termine sempre com água fria.

- No banho, também, friccione com cuidado, com uma luva de crina, insistindo nas zonas mais afectadas, para abrir os poros. A seguir aplique um produto anticelulite redutor, com uma massagem ascendente, dos joelhos para as ancas. Faça estas massagens frequentemente.

- Deve usar cremes anti-celulite! Ao contrário do que muita gente pensa a eficácia dos mesmos não depende necessariamente do tipo ou marca do produto, mas sim da sua aplicação! Uma boa massagem diária é fundamental!

- A aplicação do creme deve, por isso, ser acompanhado de uma massagem revigorante na área afectada pela celulite, durante aproximadamente cinco minutos!

- Aplique o creme com os punhos cerrados, ou então faça rolar sobre a pele um lápis (por exemplo!).

- Aplique jactos de água fria em sentido ascendente.

- Durma mais do que 7 horas por dia.

- Faça saunas que não excedam os 10 minutos.

- Não retenha a vontade de urinar.

- Não passe muitas horas sentada ou com as pernas cruzadas.

- Muitas vezes as idas frequentes ao ginásio e os litros de água ingerida não são suficientes para conseguir abater este inimigo.

- Se quiser resolver o assunto em casa pode sempre aplicar borras do café sobre a zona afectada.

- Pode também recorrer à aplicação diária de óleo essencial de zimbro, ou junípero através de compressas!

- Beba três copos de limonada natural por dia.

- Quando estiver sentada, no escritório, por exemplo, mantém as pernas ligeiramente levantadas.

- Não tenha uma alimentação em quantidade excessiva, com demasiadas calorias, está na base do excesso de peso e de uma sobrecarga da função depurativa do fígado e dos rins.

- Evite o consumo de proteínas animais em quantidade muito superior às vegetais, que são, em contrapartida, mais bem toleradas e mais facilmente assimiláveis pelo organismo.

- Consuma alimentos refinados e, por conseguinte, pobres em minerais, oligoelementos e vitaminas (farinha sem farelo, açúcar branco, etc.).

- Evite a utilização de produtos alimentares conservados com métodos não naturais e com toda a espécie de aditivos.

- Os efeitos negativos para a celulite produzidos pelos erros alimentares são agravados pelo abuso das «pequenas drogas» domésticas, ou seja, o café, o chá e o álcool.

- O excesso de peso predispõe para a celulite, o que não está em contradição com o facto de pessoas muito magras também poderem ser afectadas por esta doença. A obesidade actua através de diversas formas: a tendência da pessoa obesa para não executar actividades físicas; a existência de um abrandamento geral da circulação; a tendência para se sentar, mover e trabalhar em posições erradas; a reduzida actividade respiratória por se tornar difícil comprimir o diafragma sobre a massa intestinal, cheia de gordura; a relação da gordura com as hormonas ováricas, de tal maneira que o seu excesso provoca muitas vezes na mulher disfunções ováricas e menstruais; a alteração do tecido conjuntivo hipodérmico que muitas vezes se verifica na mulher obesa, comprometendo a microcirculação local.

- Alimentos que deve consumir: aveia (rica em silício, ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele, prevenindo a celulite) ; alimentos antioxidantes (frutas cítricas, verduras verde escuras e oleaginosas – por serem fontes de vitaminas A, C e E, combatem os radicais livres, que em excesso comprometem o funcionamento do organismo) ; carnes magras (as suas proteínas ajudam na formação dos músculos) ; fibras (cereais integrais, frutas e verduras fazem o intestino funcionar melhor, ajudando a limpar o organismo).

FACTORES CONDICIONANTES
- Factores genéticos
- Transtornos hormonais – aparecimento da adolescência e a pílula são os maiores inimigos.
- Desajustes da circulação
- Inércia diária.
- Depressão, cansaço e stress.

QUANDO ESTIVER DESESPERADA
- Lipo-aspiração: é o método mais drástico. Recomendado só em casos muito especiais.

- Mesoterapia: com múltiplas micro-injecções aplicam-se substâncias que dissolvem a gordura e melhoram a circulação.

- Termolipose: aplicam-se radiações térmicas com a ajuda de um gel condutor. Mediante o efeito térmico, consegue-se um maior gasto de energia, com perde de peso e volume.

= celulite e estrias

ESTRIAS
- O seu aparecimento está relacionado com as oscilações frequentes de peso e o crescimento rápido na fase da adolescência – tudo isto provoca um esticar anormal da pele. Também ajuda o facto da pele não ser suficientemente hidratada.

- As estrias têm que ser combatidas em duas frentes: prevenção e erradicação (tentar prevenir o seu aparecimento e, uma vez obtidas, tentar eliminá-las).

Para as prevenir:
- Andar sempre com a pele hidratada.

- Colocar todos os dias óleo de amêndoas doces (hidrata e aumenta a elasticidade da sua pele).

- Ter uma alimentação adequada.

- Beber muita água por dia.

- Praticar exercício físico com regularidade.

- Evitar sofrer oscilações de peso.

- Quando estiver numa fase de mudança de peso (gravidez ou inicio de dieta) ter o cuidado de ter a pele sempre bastante hidratada.

Uma vez obtidas as estrias:
Se preferir um tratamento caseiro (que não é 100% eficaz) :
- Aplicar óleo de rosa-mosqueta. Este óleo regenera a pele, reduzindo as cicatrizes e suavizando as marcas deixadas pelas estrias. Para obter um maior efeito, coloque algumas gotas do óleo sobre a pele e faça uma ligeira massagem sobre a área afectada durante alguns segundos. Este gesto deve ser repetido todos os dias.

- Misture duas colheres de óleo de sementes de uva com cinco gotas de essência de zimbro, duas gotas de essência de limão e 75 gramas de farinha de milho (tudo isto se vende nas ervanárias). Aplique esta pasta arenosa sobre a pele húmida das ancas e das coxas e dê uma ligeira massagem com a luva de crina durante dois minutos. Retire com água fria.

- Rale seis ou sete cenouras e misture-as com um creme hidratante de textura consistente. Aplique esta mistura sobre as estrias e deixe actuar cerca de 5 minutos.

As técnicas cirúrgicas são também uma opção a ter em conta e as mais eficazes.- se não tiver disponibilidade financeira para o fazer, poderá sempre disfarçar os efeitos das estrias através da maquilhagem. Escolha uma base líquida e que seja à prova de água, de modo a que adira e não saia com a água. Pode também aplicar sobre a pele autobronzeador, o que ajuda a minimizar o seu efeito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS