- Se for a primeira vez que vai fazer a depilação recorra a uma esteticista. Depois é só fazer a manutenção do seu trabalho.
- É fundamental começar por medir as sobrancelhas, de modo a puder traçar, ainda que mentalmente, o espaço que ambas devem ocupar no rosto. Para tal e sempre procurando a naturalidade, siga estes passos:
1. Comece por traçar uma linha imaginária desde a base do nariz para a testa, passando pelo canto interior do olho. Depois trace outra linha desde a base do nariz, até ao canto exterior do olho. Dentro desse triângulo, vai definir o começo, o final e a curvatura ideal da sua sobrancelha.
2. O começo da sobrancelha deve coincidir com o extremo interior do olho.
3. A parte mais alta da curvatura (arco), deve estar perpendicular ao exterior da íris.
4. O final da sobrancelha deve coincidir com a comissura exterior do olho, sempre dentro das linhas imaginárias traçadas no ponto 1.
5. Para definir a forma ideal, especialmente se são muito espessas, escove-as em varias direcções. Quando encontrar a sua forma preferida, elimine os pelos que ficarem fora dessa linha.
- Antes de começar a depilação, certifique-se que usa uma pinça precisa e de qualidade. A cera pode também ser utilizada, mas para tal é necessário ter um grau de experiência acrescida, sob pena dos resultados não serem os melhores.
- Para evitar a dor, convém, de certa forma, anestesiar a pele antes da depilação. Uma forma possível é colocando uma pedra de gelo sobre a pele uns momentos antes de proceder à depilação.
- É também muito importante recorrer à luz natural para o fazer, e usar um bom espelho, que permita ver muito bem todos os pêlos! Contudo, e a não ser que tenha problemas de visão, evite usar espelhos que aumentem, uma vez que estes poderão dar uma visão distorcida das sobrancelhas, e levar a tirar mais pêlos do que o necessário!
- Antes de passar à fase do arranque, é necessário pentear os pêlos. Pode ser feito com a ajuda de uma escovinha própria, ou então de uma escova de dentes velha, desde que esteja totalmente limpa. Os mesmos devem ser penteados no sentido ascendente, de modo a que consiga perceber que pêlos estão a mais.
- Quando arrancar segure o pêlo próximo da raiz, com a pinça, a puxe rapidamente na direcção do crescimento.
- Para dar forma ao arco, use a pinça. Recomendamos que depile somente na parte inferior da sobrancelha, definindo-a sem alterar demasiado a sua forma, para manter a naturalidade.
- Vá alternando de olho. Só assim consegue certificar-se que ambas as sobrancelhas ficam idênticas ou, pelo menos, muito parecidas.
- Os pêlos devem ser retirados fundamentalmente da parte inferior da sobrancelha, mas nada impede que não retire alguns da parte superior, de modo a que o resultado final fique homogéneo.
- Actualmente as sobrancelhas não se querem muito depiladas: quanto mais natural melhor.
- Depois da depilação, passe sobre as sobrancelhas um gel calmante, com aloe vera, por exemplo, de modo a evitar a vermelhidão; uma loção adstringente, ou água fria, para fechar bem os poros!
- Se tem as sobrancelhas demasiado juntas e espessas, recomendamos a depilação com cera: dura entre 3 a 5 semanas e deixa a pele macia.
- Para aparar as sobrancelhas, basta pentear para cima e cortar os pelos que estiverem muito compridos com uma tesourinha.
- Procure fazer as sobrancelhas logo depois do banho, assim, os poros estarão abertos com o vapor e os pelos sairão mais facilmente e com menos dor.
- Tire apenas os pelos que crescem pelas pálpebras e os que crescem entre as sobrancelhas pois são aqueles que deixam a fisionomia pesada.
- As sobrancelhas podem ser escovadas com um mini-pente, usando-se um pouco de gel ou rímel incolor para fixá-las.